O que é Dropshipping?
O termo dropshipping vem da palavra drop, que significa “largar” e shipping, que significa remessa. Esse modelo se refere a uma forma de vender online sem precisar de um estoque próprio. Isso é, o(a) empreendedor(a) utiliza o estoque de terceiros no processo.
Nessa modalidade, você usa o seu site como uma espécie de vitrine online, que expõe produtos de fornecedores, nacionais ou internacionais. Portanto, a sua função é intermediar a relação entre fornecedor e cliente. A logística e custos da entrega dos itens ficam a cargo do fornecedor.
Basicamente, o dropshipping funciona assim: o(a) cliente faz um pedido na sua loja, você tira a sua comissão da venda e avisa do pedido ao fornecedor. Por fim, o fornecedor faz o envio do produto ao consumidor.
Ou seja, não é necessário ter um estoque, pois você só solicita o produto após o(a) cliente já ter feito a compra. Assim, não há o risco de ficar com diversos itens estocados sem gerar lucro.
Diferenças entre Dropshipping, Marketplace e E-commerce
Muitas pessoas confundem o dropshipping com outros modelos de negócios digitais.
O dropshipping nada mais é do que uma maneira de vender online sem se preocupar com estoque ou meios de pagamento. O fornecedor entrega os produtos direto para os clientes, e assim o(a) empreendedor(a) não precisa lidar com a logística. Nesse caso, é preciso ter um site ou loja virtual. Porém, o(a) fornecedor(a) não aparece para o cliente final no momento da compra.
Já o e-commerce ou loja virtual envolve a necessidade de um estoque próprio. É necessário desenvolver um site e cadastrar todos os seus produtos, além de precisar lidar com os processos da logística de entrega. A operação é bem parecida com uma loja física, porém no ambiente virtual.
Por fim, o marketplace é como um shopping virtual. Nele, são reunidos diversos fornecedores diferentes. Você, enquanto empreendedor(a), pode vender seus próprios produtos em marketplaces já existentes no mercado. Ou, pode criar o seu próprio marketplace, que é um negócio altamente escalável.
Ao criar um marketplace, você também não precisa lidar com estoque ou logística. Seu papel é apenas intermediar os negócios, atrair clientes e fornecedores para a plataforma. Isso permite uma rentabilidade elevada no longo prazo e uma grande escalabilidade. Isso significa que não é necessário aumentar os custos do negócio para ampliar o número de clientes.
Resumindo, no dropshipping, toda a responsabilidade de entrega do produto, qualidade, etc. continua sendo do empreendedor. Já no marketplace, o(a) administrador(a) da plataforma é apenas um(a) intermediador(a), sendo tais responsabilidades diretamente do vendedor/anunciante.
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Vantagens do Dropshipping
Agora que você já sabe o que é e como funciona o dropshipping, vamos te mostrar quais são as maiores vantagens desse modelo de negócios.
Primeiramente, essa modalidade permite empreender de forma simples e prática no ambiente digital. Afinal, não é preciso se preocupar com a logística de entrega dos produtos, nem com o gerenciamento de um estoque. Por exemplo, trocas e devoluções são responsabilidades do(a) fornecedor(a).
Por não ter a presença de um estoque, o dropshipping é uma maneira de começar a empreender com pouco investimento. O modelo é acessível, porque você só paga pela aquisição de um item após ter certeza da compra pelo cliente.
Além disso, a estrutura necessária para começar um negócio de dropshipping não é tão complexa. Em termos práticos, você não precisa de uma equipe, apenas de um site ou pode usar até mesmo as redes sociais. E, é claro, o contato com fornecedores de qualidade e habilidades de marketing digital para divulgar os produtos.
Desvantagens do Dropshipping
Apesar dos benefícios, o dropshipping também apresenta diversos riscos e desvantagens.
A primeira desvantagem é a baixa rentabilidade desse modelo. Normalmente, há uma grande concorrência no dropshipping. Isso é, há muitas lojas vendendo itens dos mesmos fornecedores que você. Assim, a sua margem de lucro será pequena, já que você trabalhará com comissões sobre cada produto vendido. Então, seria necessário vender uma quantidade muito grande para atingir um lucro relevante.
Outra dificuldade é a falta de controle e rastreamento com relação ao envio das mercadorias. Isso porque no dropshipping você tem um negócio totalmente dependente de terceiros. Se as entregas não ocorrerem conforme o esperado, a culpa pode recair sobre a sua marca. Por isso, é indispensável escolher bons fornecedores.
Além disso, é possível haver erros com relação às quantidades em estoque. Você precisa estar muito atento(a) para não manter produtos esgotados sendo divulgados na sua loja.
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